CONHEÇA A FORMA EFICIENTE DE GESTÃO DE EXAMES DA DISTRIMEDD.
Para compreender a importância do gerenciamento de exames ocupacionais é só pensar nos números: a sua clínica possui dezenas ou centenas de clientes e, cada uma dessas empresas possui um certo número de colaboradores.
Para cada um desses colaboradores, é necessário agendar exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais. Alguns ocorrem em momentos específicos, já outros, de forma periódica. E mais: cada exame possui um prazo específico para sua realização.
Já deu para perceber que sem uma organização da equipe quanto a forma e a agilidade em agendar os exames pode comprometer uma grande parte do trabalho prestado aos clientes da sua clínica, correto? Saiba que hoje com a DISTRIMEDD isso é tudo de forma digital e em tempo real através de seu Software de gestão online, que garante agilidade e segurança das informações. Saiba mais em www.distrimedd.com.br.
Segue abaixo algumas dicas importantes sobre nosso trabalho e como a gestão de exames deve ocorrer.
1. Realize a programação dos exames periódicos
Dentre os tipos de exames, os periódicos são os únicos que podem ser previstos com uma certa antecedência. A partir do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é possível identificar a necessidade e os prazos limite para a realização dos exames periódicos, que variam conforme função e idade dos colaboradores.
Ao consultar o PCMSO, você pode realizar uma programação mensal e semanal de exames, considerando os horários disponíveis da sua clínica. Desta forma, você garante que todos os exames sejam marcados dentro do prazo exigido.
Com a ajuda da tecnologia, é possível ter acesso a diversos relatórios que facilitam o dia-a-dia. Imagine que prático verificar em segundos, informações como: quantidade de exames a serem feitos, quantos estão pendentes de agendamento por parte das empresas, quais os tipos de exames estão pendentes e muito mais, é exatamente isso que a DISTRIMEDD traz para você e sua empresa.
O Software DISTRIMEDD auxilia neste processo, trazendo ainda a possibilidade de exportar estas informações em diferentes arquivos, como por exemplo, excel, PDF e gráficos e XML pro Esocial. Uma facilidade e tanto!
2. Tenha cuidado ao antecipar exames ocupacionais sem necessidade
A dica acima é referente a organização e adiantamento de exames, a fim de evitar atrasos, que podem gerar autuações trabalhistas para sua empresa, conforme Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Esta segunda dica, frisa a importância desta antecipação não ser exagerada.
Se você está se perguntando o porquê, lá vem a resposta: esta atitude exige um custo desnecessário para sua empresa. Sua empresa acaba desembolsando antecipadamente o valor do exame, sendo que, se o colaborador trocar de função, por exemplo, a sua realização não teria sido necessária.
Outro ponto negativo, é que a DISTRIMEDD estará investindo um tempo, muitas vezes escasso, dos profissionais de saúde ocupacional, que poderiam estar atendendo outros clientes com prazos mais urgentes. Isso que pode causar uma sobrecarga de atividades aos seus profissionais e/ou atraso na realização de outros exames.
Opte por antecipar sempre, mas estabelecendo uma período de antecipação máxima, como por exemplo, 30 dias, e adivinha, o Softwar DISTRIMEDD faz isso pra você de forma automática e em tempo real, via software e também chamadas via e-mail para evitar que seus exames atrasem.
3. Envie a convocação de exames ocupacionais
Evite o controle manual desta atividade, diminuindo a margem para erros. Hoje na DISTRIMEDD o envio se faz por duas formas: e-mail e portal do cliente.
Canais e-mail e sms ainda são muito utilizados, porém envolvem um certo envolvimento manual, que despende um tempo considerável da equipe e o gasto com telefonia.
Na DISTRIMEDD opta pela opção mais moderna e que traz agilidade, precisão e redução de gastos que é o portal do Cliente. Imagine a facilidade de trabalhar desta forma: Sua empresa acessa o portal de forma on-line e consegue identificar cada tipo de exame necessário para cada um de seus colaboradores, já visualizando o prazo limite para sua realização.
Desta forma sua empresa agenda com os seus colaboradores uma data e horário para a realização dentro do prazo necessário e, pelo próprio portal, pré-agenda as consultas. As solicitações caem direto para a equipe DISTRIMEDD de atendimento da clínica, que aprova ou sugere novos horários de forma imediata, conforme disponibilidade da agenda dos profissionais de saúde: clínico geral, fonoaudióloga e demais envolvidos.
4. Facilite a comunicação dos exames ocupacionais alterados
Nem sempre os exames ocupacionais têm um resultado satisfatório. Quando isso acontece, o médico não pode emitir o ASO como apto. Nesta situação, ele encaminha o paciente para um especialista e, somente após a avaliação e novo resultado é que o médico definirá se a pessoa está apta ou inapta àquela função.
Este gerenciamento a DISTRIMEDD faz e com muito cuidado para que a empresa contrate bem e certo, e evite colocar colaboradores em funções as quais não seja adequada e que possa a vir a prejudicar o colaborador no futuro e consequentemente a empresa Parceira.
5. Agilize a entrega de documentos de exames ocupacionais
O Portal do Cliente é a melhor opção também na hora do envio de documentos e exames dos Clientes DISTRIMEDD. O Portal permite, inclusive, que a clínica e o cliente subam documentos e exames ocupacionais em tempo real, o que gera ainda mais rapidez no processo e permite ter um histórico da documentação enviada. Super prático não é mesmo?
Conte para a gente se a sua empresa ainda não um processo de gestão para auxiliar no gerenciamento de exames faça contato com a DISTRIMEDD pelo Site www.distrimedd.com.br ou nos siga nas rede sociais pelo @distrimedd.