Postado em 14 de Junho de 2024 às 15h10

EXAME TOXICOLÓGICO DE VOLTA AO ESOCIAL?

Entenda a Portaria MTE Nº 612/2024

Atenção, profissionais do transporte e empregadores! Fiquem por dentro das principais mudanças introduzidas pela nova Portaria do MTE:

Reintrodução do Exame Toxicológico no eSocial
A principal novidade é a volta dos exames toxicológicos no eSocial, reforçando o monitoramento da saúde dos motoristas profissionais. A forma exata ainda está em definição, mas o rigor está de volta!

Realização e Registro dos Exames
Motoristas profissionais de cargas e passageiros devem realizar o exame toxicológico:

Antes da admissão
Periodicamente a cada 2 anos e 6 meses
No desligamento
Uso dos Resultados e Avaliação Clínica
Resultados dos exames, realizados nos últimos 60 dias, podem ser usados para fins trabalhistas. Se o exame for positivo, é obrigatória a avaliação clínica para investigar possível dependência química, com possíveis ações como afastamento e reavaliação dos riscos ocupacionais.

Detalhe Importante
O exame toxicológico não pode constar no ASO, mas agora pode ser incluído no PCMSO.

Vigência
A Portaria entra em vigor em 1º de agosto de 2024. Aproveite o tempo para se adaptar às novas exigências e para que o eSocial atualize seus sistemas!

Fique informado e mantenha sua empresa em conformidade com as novas regras! Siga @distrimedd para mais novidades e atualizações!

https://www.instagram.com/distrimedd/

Veja também

Comissão da ABNT lança relatório sobre eficácia do protetor auditivo03/07/19 A Comissão de Estudo – Equipamentos de Proteção Auditiva (CE-32:001.001), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou um relatório técnico sobre a eficácia do equipamento, com abordagem voltada aos aspectos técnicos e legais. O documento, com 42 páginas, é embasado tecnicamente no que tange a Engenharia......
VERSÃO BETA DO E-SOCIAL RETIRA RISCOS ERGONÔMICOS 26/02/20 Fruto de trabalho conjunto das secretarias especiais de Previdência e Trabalho e da Receita Federal do Brasil e sujeita a ajustes até a publicação oficial, a versão Beta do layout simplificado do eSocial está......
Como funciona o Fator Acidentário de Prevenção (FAP)?21/11/19 Em vigor desde janeiro de 2010, o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um instrumento para valorizar as empresas que investem na saúde e segurança de seus trabalhadores. Para entendê-lo, porém, é......

Voltar para NOTÍCIAS